Nego pode ser novo, velho, rico ou pobre. Se nasceu pra ser sem noção, sem noção o será forever.
Eu sei lá, as pessoas sempre abusam da condição que tem, ou conquistam. No busungo (sempre ele), um senhor no alto dos seus setenta anos foi passar a catraca, e ao ser solicitado pelo cobrador a mostrar o seu bilhete unico (que estava dentro da carteira), o velhote fez o maior barraco, e disse que não ia mostrar porra nenhum.
- Tô com o cartão do meu bisneto aqui, seu bocó. Você acha que eu ia te enganar ?
E o cobrador, mantendo a calma, não titubeava.
- Senhor, normas são normas. Mesmo se o senhor tivesse noventa anos, e fosse meu pai, eu pediria que mostrasse teu cartão.
O velho se enfezou de vez.
- Não mostro. Desço pela frente, mas não mostro o cartão pra você!
E desceu mesmo!!! Agora, me diz, pra que tanto fuzuê? Custa tirar a bosta do bilhete da carteira e comprovar a identidade ? Acha que só porquê foi amigo do Pero Vaz de Caminha tem direito sobre a lei ?
O mais foda, é a reação do povo. Vem uma besta duma mulher, que estava atrás do velho antes dele descer, e vira pra mim e pro cobrador dizendo:
- Tudo culpa desse prefeito de merda que a gente tem né ?
Porra !! Pôoo...culpa do prefeito ? O índice de pilantragem que se fazia com venda de passe caiu, e principalmente a população foi beneficiada com o lance da integração, e a energúmina vem me falar em "culpa" pelo fato do velhote ter se estressado. Quer dizer, se não existisse o Bilhete Unico o velho não teria se estressado e toda essa situação teria sido evitada, é isso ? Vá pra pica. Voce pode até culpar autoridades pelo aumento abusivo da passagem, mas convenhamos: com ou sem bilhete, a passagem aumentaria do mesmo jeito, então é um argumento inútil. Se não tem o que falar, não fala nada porra.
É aquela velha máxima:
"Melhor ficar de boca fechada e deixar acharem que tu é um idiota, do que abrir a boca de deixar os outros terem certeza disso"