terça-feira, 10 de abril de 2007

Semana do Presidente

Ah, a política. Como viver sem política?
Tem gente que diz que não liga. Tem gente que diz que não lê. Mas se você citar algum fato recente da política, pode ter certeza que a pessoa sabe do que se trata e vai sempre acrescentar alguma coisa.
Todo mundo gosta de política. Ou melhor. Todo mundo gosta de falar MAL de político. Eu também. Então, neste caso, vou tentar criar um padrão aqui:

Alguém se lembra disso? Bom, se não se lembra, não é vergonha não. Ou sua avó não assistia ao Silvio Santos, ou você é muito novo para saber. De acordo com a Wikipedia:

A partir de 1988, Silvio Santos, preocupado com os rumos do país, começou levantar e estimular mais a bandeira da informação aos seus telespectadores ao invés do entrenimento puro e simples, o que surpreendeu alguns críticos e intelectuais, pois na década de 1980, cobria de maneira bastante oficial a "A semana do presidente" e fazia jingles em homenagem ao então presidente João Figueiredo em seus programas de auditório, dizendo que era "coisa nossa".

Eu sei que isso não fala muito sobre o programa, mas foi o melhor que eu consegui copiar. Não reclama! Se você quiser lembrar da vinheta, achei um site bem completo:
http://pikachulio.vo6.net/tvmemoria.htm


Toda vez que o assunto for política, o post terá menção à Semana do Presidente.

Vamos começar com uma coisa legal que eu li na Wiki:

A partir de 1988, começou a receber visitas de políticos e homens públicos sobre problemas do país em seus programas de auditório. Entrevistou em seus programas de auditório políticos como Lula, Orestes Quércia, Paulo Maluf, entre outros. Uma entrevista de Silvio Santos com Lula, então líder do PT e candidato a presidente pela primeira vez, foi bastante comentada em 1989: uma colega de trabalho da platéia perguntou a Lula sobre a confusão que os camelôs autorizados pela prefeita petista Luiza Erundina estavam fazendo em São Paulo, prejudicando o comércio formal e o tráfego de pedestres. Lula respondeu que se proibíssemos todos os camelôs, Silvio não estaria ali apresentando o programa e não teria sido o homem que é, deixando o apresentador bastante emocionado e a platéia silenciada.
Taí. Essa foi mais uma frase do Lula que fez gente chorar...

Nenhum comentário: